App Store

Caso do emulador retirado da App Store expõe as falhas na aprovação de aplicativos

Neste final de semana, fomos surpreendidos com a notícia de que a Apple tinha aprovado um emulador de Game Boy na App Store, que podia ser baixado oficialmente.

Até aí, nada demais, visto que a empresa alterou recentemente suas regras da loja para permitir este tipo de aplicativo. Então, imaginou-se que este novo app seria apenas o primeiro de muitos.

Porém, havia um problema neste emulador: o desenvolvedor que o publicou não era o proprietário do código, mas mesmo assim foi aprovado pela Apple.

Conforme ressaltamos aqui em nosso artigo sobre este emulador, o iGBA era exatamente o mesmo código de outro emulador conhecido há uma década, o GBA4iOS, que já tinha uma história triste na App Store no passado.

E foi isso que decepcionou o criador original do programa, Riley Testut.

Aplicativo polêmico

Desenvolvido originalmente por Riley Testut, o GBA4iOS permitia aos usuários jogar games do Game Boy em iPhones.

O app chegou a ser listado oficialmente na App Store em 2014, mas não durou muito tempo. O desenvolvedor acabou retirando-o do ar depois que a Nintendo ameaçou processá-lo.

Frustrado, Testut disponibilizou o código do aplicativo como open-source, permitindo que qualquer pessoa com conhecimento técnico pudesse utilizá-lo.

Os anos foram passando e o mesmo Riley Testut criou a AltStore, uma loja alternativa que usava certificados empresariais para que os usuários pudessem instalar seu emulador no iPhone sem precisar passar pela App Store.

Certificado Empresarial - Instalação de aplicativos GBA4iOS

Essa AltStore agora está sendo aceita pela Apple e se tornará uma loja alternativa validada no território da União Europeia a partir deste ano.

No entanto, o cenário complicou-se neste final de semana, quando outro desenvolvedor, sem a permissão de Testut, publicou uma cópia do emulador na App Store.

Clone do GBA4iOS

Esta nova versão publicada agora, repleta de anúncios e rastreadores, chegou ao topo das paradas da App Store, levando Testut a expressar publicamente seu descontentamento em sua conta no Threads.

Em uma declaração irônica, Testut criticou a eficácia do processo de revisão da App Store, que deveria proteger os consumidores de fraudes e imitações.

Então, aparentemente, a Apple aprovou um clone do GBA4iOS — o antecessor do Delta que fiz no ensino médio. Eu não dei permissão a ninguém para fazer isso.

Eu segurei minha língua várias vezes no mês passado… mas isso realmente me frustra. Tão feliz que a Equipe de Revisão da Apple existe para proteger os consumidores de golpes e roubos como este… 🙄

O pior da situação é que atualmente Testut está tentando aprovar a evolução do antigo GBA4iOS, o emulador Delta, para participar oficialmente da AltStore no iOS. Segundo as novas regras, a Apple ainda precisa aprovar os apps nas lojas alternativas.

Porém, essa aprovação está demorando bastante. Pelo menos bem mais do que a do clone publicado no final de semana.

Segundo relatos, a Apple removeu o emulador não autorizado iGBA por violar diretrizes relativas a spam e direitos autorais, embora os detalhes específicos dessas violações não tenham sido completamente esclarecidos.

A frustração de Testut, apesar de direcionada à situação, não se voltou contra o desenvolvedor que publicou a cópia, mas sim contra o processo de aprovação que não agilizou a liberação do seu novo aplicativo, Delta, que já estava pronto para ser lançado desde o mês passado.

A situação levanta questões importantes sobre como os novos aplicativos são avaliados e aprovados, e se as mudanças recentes na política da App Store são suficientemente robustas para lidar com as complexidades de um mercado aberto a outras lojas de aplicativos, conforme exige a nova legislação da UE.

Botão Voltar ao topo