2010ARQUIVO

[Você Sabia?] Evite surpresas desagradáveis na conta se você usa iPhone sem plano de dados

Ao contrário do que afirmam alguns haters, este Blog nunca disse que o iPhone era perfeito. E de fato, ele não é. Apesar de ser disparado o nosso dispositivo favorito, temos que admitir que em algumas coisas ele ainda precisa melhorar e por isso, aprendemos formas de conviver com esses pequenos defeitos.

Um deles (de certa forma grave até) é o fato dele se conectar à internet mesmo quando não o estamos usando.

Quem usa o aparelho com plano pré-pago já descobriu da pior maneira: débitos inexplicáveis no saldo do seu telefone. Isso porque o sistema iOS (desde os tempos do primeiro iPhone) realiza micro-conexões com a internet mesmo quando não está sendo usado.

Para quem tem plano de dados não faz nenhuma diferença, pois o volume total de bytes transmitido é quase imperceptível, mas para quem paga a internet móvel individualmente, cada conexão por menor que seja é cobrada com uma taxa mínima, o que faz os créditos inesperadamente evaporarem da conta.

A Apple parece já estar ciente do problema, tanto que na última grande atualização do sistema (iOS 4.0) incluiu a opção de deixar desligada a rede de dados, coisa que antes só era possível através do jailbreak ou de soluções alternativas, como o nosso APN Config.

Portanto, a sugestão para todos os usuários que utilizam o iPhone com plano pré-pago é a de sempre manter desligada a rede de dados do aparelho, só ligando quando for usar realmente. Parece uma solução óbvia, mas no iPhone tudo é tão prático que muitos não se dão conta da necessidade de fazer manualmente esta ação. Agora o próprio sistema permite isso.

Para isso, basta ir em Ajustes > Geral > Rede e desabilitar a opção Dados Celulares (é preciso ter o iOS 4.0 ou posterior para isso).

Isso fará com que o aparelho não possa se conectar na internet da operadora, o que não impede de usar tranquilamente redes Wi-Fi que estiverem disponíveis. Assim, você não corre riscos de perder o controle dos gastos com conexão involuntária que causam surpresas desagradáveis para diversos brasileiros.

Mas quer uma dica ainda melhor? Tente procurar um plano de dados pós-pago que se encaixe no seu orçamento (ou os atuais pré-pagos “ilimitados”), pois iPhone sem internet perde grande parte do seu charme, né não? ;)

Não deixe de conferir outras dicas já publicadas aqui no Blog.

Botão Voltar ao topo