2010ARQUIVO

Já são mais de 125 milhões os aparelhos que rodam iOS no mundo, com 300 mil apps

O poder ao se criar um bom aplicativo para iPhone é enorme. Afinal, existem no mundo cerca de 125 milhões de aparelhos que rodam o sistema operacional iOS, entre iPhones, iPads e iPods touch. Talvez também entre na conta os 250 mil AppleTVs já vendidos, mas estes ainda não rodam aplicativos.

A Apple divulgou hoje, em sua apresentação fiscal do trimestre, os números oficiais da App Store. Já existem, segundo ela, 35.000 aplicativos disponíveis para o iPad e um total de 300 mil apps na loja. Apesar deste número ter saído da boca de Steve Jobs, este Blog sempre confia mais nos números apresentados no site AppShopper, que faz um constante levantamento de tudo que é lançado e aprovado. Segundo ele, atualmente há apenas 280 mil apps disponíveis, apesar de mais de 300 mil já aprovados.

Quanto ao iPhone, foram mais de 40 milhões de unidades vendidas em um ano.

Durante a apresentação, Jobs explicou sua visão do porque de aparelhos com Android estarem atrás do iPhone. Para ele, apesar do Google se vangloriar de ter um sistema aberto e acusar a Apple de ter um OS fechado, para o CEO da Maçã trata-se da briga Fragmentação x Integração. Enquanto os desenvolvedores podem criar um aplicativo para rodar em todos os iPhones e iPods (e até mesmo no iPad, sem adaptação), o mesmo aplicativo para Android precisa ser adaptado para mais de 100 aparelhos diferentes, com resoluções e configurações diferentes. Para Jobs, isso é um grande desafio extra para quem cria software, principalmente no momento de testá-los, causando confusão para devs e usuários.

Outro fator importante que ele destacou foi a App Store única. Enquanto o Google possui sua própria loja de aplicativos (Android Market Place), a Amazon, a Vodaphone e a Verizon também estão anunciando suas próprias lojas, o que cria dificuldades para usuários encontrarem aplicativos e também para desenvolvedores ao necessitar colocá-los em vários lugares diferentes. Ele destaca que a unificação dos apps no iOS só traz benefícios, com uma App Store que já vem de fábrica no aparelho.

Para quem entende o idioma inglês, pode escutar uma parte do discurso de Jobs no vídeo abaixo (também não entendi porque a foto dele está de cabeça para baixo):

via e via

Botão Voltar ao topo