2010ARQUIVO

Capas gratuitas: iPhone 4 comprados no Brasil terão direito a este benefício?

Em julho passado, a Apple anunciou um Programa de Capas para o iPhone 4 (iPhone 4 Case Program) para tentar abafar a polêmica do Antennagate, onda de reclamações sobre um exagerado (na nossa opinião) problema de recepção das antenas do novo aparelho. Jobs então foi ao palco e, diante de milhares de expectadores no mundo inteiro, prometeu dar de presente uma capa de proteção a cada iPhone 4 comprado até o dia 30 de setembro. Comprou, ganhou.

Quem já tinha comprado a sua, recebeu seu dinheiro de volta (no nosso caso, distribuímos o reembolso recebido entre nossos leitores). Quem comprou depois disso, poderia fazer o pedido da capa através de um aplicativo especial (leia “Veja como funciona a solicitação de capa gratuita para o iPhone 4“), baixado de graça na App Store.

Mas com a chegada do iPhone 4 no Brasil, fica em muitos a grande pergunta: quem comprou o aparelho no nosso país, dentro deste prazo, terá direito ou não a esse benefício?

Vamos por partes.

Fato número 1:

A capa não vem com o aparelho. A única maneira de realizar o pedido é através do aplicativo especial, que só funciona no iPhone 4. Porém, até o momento em que esta matéria está sendo escrita, o app não pode ser encontrado na App Store brasileira. Mesmo baixando da loja americana (link), não há ainda a opção de envio para o Brasil.

Ou seja, no dia de hoje, não é possível se inscrever no programa para quem compra no Brasil. A não ser que se tenha um endereço válido em um outro país, para a entrega da capa.

Fato número 2:

Steve Jobs prometeu, com todas as palavras:

Nós daremos a todo mundo uma capa gratuita. Cada usuário do iPhone 4 terá uma capa gratuita.

Ele foi claro e categórico. Para cada iPhone 4 comprado até o dia 30 de setembro, ganharia uma capa.

Na minha terra, promessa é dívida.

Fato número 3:

A Apple tem uma página no seu site semi-traduzida para o português, onde também deixa claro:

Nos termos e condições do programa (em inglês), nada especifica que a promoção é exclusivamente para os Estados Unidos, tanto é que vários países também possuem esse direito. Ou seja, não há razão para o Brasil não ser incluído neste programa.

Então como fazer?

Infelizmente, sem que apareça no aplicativo a opção para a entrega no Brasil, não poderemos exigir nosso direito. Então o que se pode fazer?

O Blog do iPhone foi um dos únicos sites no Brasil (e provavelmente no mundo) a lutar desde o início contra o exagero feito pela mídia a respeito do problema das antenas que, no uso diário, não prejudica o uso normal do aparelho. Fomos duramente criticados por muitos, mas fizemos isso porque gostamos de lutar pelo que acreditamos. Tínhamos um fantástico aparelho já em mãos e não víamos os problemas que, quem não o tinha, pregava.

Fizemos testes, compartilhamos nosso reembolso, enfim, assumimos a causa como se fosse nossa.

Porém, como buscamos estar no lado das coisas justas, independente de qual seja o lado, nossa briga agora deve ser pelo direito a um benefício que não nos está sendo dado. As capas gratuitas são um direito nosso, pois somos  consumidores tão dignos quanto os de outros países. Afinal, já pagamos o iPhone mais caro do mundo, não há porque sermos excluídos.

Então vamos precisar da ajuda de todos vocês. Para começar, vamos dar mais um tempo à Apple Brasil para se organizar (afinal, as atualizações do site sempre demoram).

Se na próxima segunda-feira, dia 20 de setembro, a situação não tiver mudado, iniciaremos uma campanha midiática (bumpergate?) exigindo nossos direitos. E claro, contamos com a participação de todos. :)

O que fazer: não peça a capa ainda, enquanto não tiver a opção Brasil no aplicativo. Aguarde até novas instruções, na segunda.

 

Se todos nos unirmos, faremos o Brasil ser ouvido e conseguiremos o que é nosso direito. Aguardem e verão. ;)

Botão Voltar ao topo