2010ARQUIVO

Novo iPod touch chega em setembro: o que esperar dele?

Se você tem planos de comprar um iPod touch agora, pare já! Contando que a Apple siga à risca seu calendário tradicional, teremos na segunda semana de setembro (daqui a um mês) um evento especial para apresentar a nova linha de iPods, além de outras novidades menores. E isso significa um novo iPod touch, que assim como o iPhone, deve receber uma grande atualização com belas novidades que deixarão o modelo atual com gosto de “antigo”.

Desde junho que se especula como será o novo iPod touch de 4ª geração: virá finalmente a tão esperada câmera de fotos? E uma frontal? E o FaceTime?

Câmera de fotos

No ano passado, vazaram imagens verossímeis de um protótipo de iPod touch com câmera traseira. Todos acreditavam que seria uma das grandes novidades, mas a Apple acabou decepcionando a todos, lançando um modelo sem a lente. Mas o espaço interno para ela continuou lá nos aparelhos atuais, o que significaria que os planos foram mudados devido à problemas na produção.

O próximo iPod então fará fotos e vídeos? Quase certo que sim. Não se sabe se de 3 ou de 5 megapixels (eu aposto em 3), mas 99% de chance de vir uma câmera.

Câmera frontal

Parece ser o caminho óbvio. Na WWDC 2010, Jobs falou em “dispositivos rodando o FaceTime”. Por que usar o plural se somente o iPhone 4 é compatível com a tecnologia? Ou seja, é sim muito provável que o novo iPod traga uma câmera na frente para poder realizar chamadas em vídeo via internet. Com isso, a lógica é que o FaceTime se transforme em um aplicativo separado e seu registro (que hoje é associado ao cartão SIM da operadora) use outros tipos de identificadores, como a conta da App Store, por exemplo.

Processador, bússola, giroscópio

Além da melhora significante da memória e do processador (que deverá ser o já conhecido Apple A4, presentes no iPad e iPhone 4), algumas funções extras devem ser adotadas no player multitouch da maçã. A bússola pode finalmente ser incorporada no touch, assim como o novo giroscópio, que adiciona sensibilidade ao acelerômetro e permite uma gama de possibilidades em jogos e aplicativos.

As capacidades internas não devem mudar, continuando com modelos de 64GB e 32GB. O design externo também não deve ser muito diferente do atual, com a traseira em curva

Sonhos desejados

Falamos das novidades que são mais prováveis de acontecer e agora vamos sonhar um pouco, imaginando o que mais a Apple poderia incluir, se quisesse. :)

Uma delas, sem dúvida seria a tela Retina, com maior resolução que a atual e que ressalta melhor filmes, fotos e aplicativos. Sensação no iPhone 4, ela realmente faz diferença e enriqueceria muito o gadget. Poderá ser adotada, mas para não criarmos falsas expectativas, damos o palpite que não será desta vez que a veremos, pois a produção deste tipo de tela já está com destino totalmente voltado para o iPhone, que já tem dificuldades em suprir os estoques.

Outro desejo que seria muito bom de ver no player é um GPS integrado, que permitiria o uso de aplicativos de navegação curva-a-curva e transformaria o touch em um aparelho bem completo. Mas talvez este não seja o objetivo da Apple, para não canibalizar as vendas do iPhone.

Rumores

Os rumores já começaram, mas estão bem fraquinhos desta vez. O site francês MacBidouille (que sempre foi de confiança e já conseguiu várias prévias) apresentou uma imagem estranha obtida de um fabricante de capas protetoras. Ela indica uma câmera traseira no lado esquerdo (e não no meio, como no ano passado), o que já é motivo para desconfiar. Também não há a tradicional parte preta de plástico que serve para a transmissão do Wi-Fi. Ou a traseira será feita de outro material (pouco provável) ou teremos outro problema de “antennagate” agora com o wi-fi do iPod. Alguém acha que a Apple se arriscaria? :P

Outra coisa: por que a Apple colocaria uma imagem sem o iOS 4, com uma imagem de fundo?

Ontem foi a vez do MacRumors dar sua contribuição, mostrando o que seria uma tela do novo aparelho. Detalhe que se contradiz com o rumor acima: há um espaço para a câmera frontal.

Nada confirma que seja uma peça verdadeira do futuro touch, afinal todos os anos a novela é a mesma, várias partes separadas aparecem, mas no final poucas são as que realmente se mostram reais.

 

Falta um mês para sabermos definitivamente o que virá. E como sempre, acompanharemos de pertinho as novidades. ;)

Botão Voltar ao topo