2010ARQUIVO

Ameaça no ar: Anatel não homologa o iPhone 4 no Brasil, pelo menos por enquanto

Ontem mesmo recebemos a informação fresquinha direto do site da Anatel de que havia saído uma homologação para a Apple. Estávamos fazendo o artigo para dar a boa notícia a todos quando nos deparamos com um detalhe bizarro: apenas a bateria do iPhone 4 tinha sido homologada, não o aparelho. É a primeira vez que isso acontece desde que o celular da Apple é comercializado no Brasil.

Fomos investigar mais a fundo e descobrimos que o aparelho já recebeu certificação e o aval técnico da agência, mas encontra-se na espera pela homologação. Confira o documento:

O documento é claro: a certificação foi feita, mas deve ainda ser homologada pela agência, coisa que pode demorar mais tempo do que se pensava.

O problema todo seria a situação da assistência técnica do iPhone no Brasil, no qual a Anatel não estaria nada satisfeita, segundo levantou em primeira mão o jornal Correio Braziliense. A jornalista responsável pela matéria original, Naiobe Quelem, nos passou mais detalhes sobre as ações da Anatel a respeito do caso. Houve a confirmação de que a agência teria contatado a sede brasileira da Apple para pedir esclarecimentos.

O órgão regulador contatou o representante do fabricante no país para buscar informações sobre a estrutura de assistência técnica aos usuários para os produtos fora do período ou das condições de garantia. A Anatel não informou, no entanto, qual será o prazo para que a empresa preste os esclarecimentos.

A situação parece séria e é confirmada agora com a não homologação do iPhone 4, apenas de sua bateria.

Para reverter a situação, a Apple terá que apresentar explicações convincentes para o desamparo aos clientes que precisam de assistência técnica em situações não cobertas pela garantia do iPhone. Vale destacar que o problema é somente com o telefone, pois para os outros produtos (laptops, computadores e iPods) há uma ampla rede de assistências no país.

Apesar de ser um duro golpe para quem espera ansiosamente pelo iPhone 4, não é incorreta a atitude da Anatel. Ela está cumprindo o seu papel, o de zelar pelos direitos do consumidor. Ao mesmo tempo, isso pode significar atrasos no lançamento no Brasil, a não ser que a Maçã tome rápidas providências. Ainda mais se ela tinha planos de realizar um grande lançamento.

Veja as fotos do aparelho já certificado:

O adaptador de tomada infelizmente não será a compacta, como a vendida na França. Apesar de ser compatível, ficaremos com o ‘trambolhão’ de sempre. Pena.

A bateria foi o único ítem do produto a receber homologação. Pelo menos já é alguma coisa…

Agora é esperar que o impasse se resolva. Mais uma vez, destacamos: a errada neste caso não é a Anatel e sim a Apple que desrespeita o consumidor brasileiro ao não prestar assistência técnica para iPhones que não são cobertos pela garantia. Esperamos que ela tome rapidas providências, pois queremos que seja lançado o quanto antes em nosso país o melhor iPhone já feito.

Tio Jobs, é com você.

Obrigado ao leitor Herculer Jr pela ajuda nas informações

Botão Voltar ao topo