2010ARQUIVO

Fring agora permite videochamadas do iPhone 4 para o computador através do Skype (atualizado)

Já que o Skype não se mexe, a concorrência corre atrás. O aplicativo Fring (que permite ligações pela internet, VoIP) acaba de ganhar uma atualização com ótimas novidades. Entre elas, videochamadas de iPhone 4 para o computador (inclusive na rede 3G) e multitasking.

Aliás, o Fring sempre correu na frente. Desde o final do ano passado que eles já possuíam a possibilidade de realizar videochamadas, só faltava um aparelho com câmera frontal para isso. A conexão pela rede 3G também chegou primeiro no Fring que no Skype. Mas a solução apresentada agora é ótima, pois você não precisa estar com o aplicativo aberto para receber uma ligação.

Basta abrir o Fring no início do dia e deixá-lo funcionando em segundo plano. Se alguém lhe fizer uma chamada por Skype, MSN ou outra rede compatível, um aviso aparece, para que você atenda.

Você pode recusar a ligação (Fechar) ou respondê-la (Answer). Como é possível ver, o aplicativo é em inglês, mas algumas palavras são traduzidas pelo sistema.

Ao abrir a chamada, você pode escolher entre chamada de vídeo ou áudio. Isso, claro, se a outra pessoa estiver em algum dispositivo que também aceite vídeo. O programa funciona muito bem com o Skype no computador e teoricamente também com o vídeo do MSN, mas não testamos este último.

A qualidade não é a mesma do FaceTime, aliás, passa longe. Porém, a grande vantagem é que ele funciona também na rede 3G, permitindo videochamadas emergenciais em caso de necessidade.

Ao sair do aplicativo durante uma ligação, uma barra vermelha permanece no alto da tela e a conversação continua normalmente como se fosse uma chamada normal de celular. O vídeo neste caso é congelado e a pessoa do outro lado só vê uma imagem estática. Para voltar para o aplicativo, basta tocar na barra vermelha.

Apesar de não apresentar uma qualidade do mesmo nível da solução proposta pela Apple, o fato de ser o primeiro aplicativo de VoIP no iPhone que funciona em multitarefa (e ainda é compatível com os principais serviços, como Skype, MSN e SIP) é algo sensacional e merecedora de aplausos. Que outros, como o próprio Skype, sigam rapidamente os mesmos passos.

O Fring pode ser atualizado na App Store ou então instalado gratuitamente através deste link. É compatível com iOS 3.0, porém algumas funções (como a multitarefa e ligações em segundo plano) são obviamente exclusivas do iOS 4. Roda em qualquer iPhone, iPod touch ou iPad.

ATUALIZAÇÃO: o Skype não gostou muito dos milhares de acessos extras que recebeu de uma rede que não é dele e resolveu bloquear o serviço para o aplicativo Fring. As vídeos chamadas continuam sendo possíveis, mas só para quem possui o aplicativo, não mais pelo Skype.

Botão Voltar ao topo