2010ARQUIVOBDIEXCLUSIVO

Testamos a funcionalidade FaceTime com uma chamada de vídeo no novo iPhone 4

Um dos grandes atrativos do novo iPhone 4 bastante valorizado pela Apple é o recurso FaceTime, que permite comunicação via voz e vídeo, igual a que fazemos no computador com programas como o Skype. Entre celulares, há tempos existem as videoconferências em 3G, mas que nunca se tornaram verdadeiramente populares, devido à sua má qualidade e seu alto custo (chamadas em vídeo geralmente não estão incluídas nos planos das operadoras). A Apple quer ver se muda isso, trazendo aos celulares videochamadas do mesmo nível das realizadas em um computador com webcam.

Nós testamos a função e vamos mostrá-la em detalhes agora. ;)

Na apresentação que Steve Jobs fez na WWDC, foi mostrada a possibilidade de fazer chamadas em vídeo com outras pessoas que também possuem o iPhone 4. Steve falou de São Francisco com Johnny Ive, que estava em Londres, em uma comunicação que parecia quase perfeita, não fosse os problemas de Wi-Fi que aconteceram durante a keynote.

Por enquanto a função só funciona via Wi-Fi e não 3G. Mas uma dúvida ficou no ar: é preciso gastar créditos telefônicos para iniciar uma chamada FaceTime?

Nossa experiência mostra que não. Na verdade, em cada contato há um novo botão (que não existe em outros iPhones) especial para esse tipo de ligação e que usa exclusivamente o Wi-Fi.

Porém, um número telefônico ainda é necessário. Alguns sites desconfiam que a comunicação inicial se dá via SMS, mas por enquanto não temos muito claro isso (futuramente publicaremos mais detalhes quanto a isso). Se você tenta ligar via FaceTime para uma pessoa que não possui o iPhone 4, ocorre um erro e a comunicação não é completada.

Com a ajuda de nosso leitor Yalli Oliveira, realizamos uma das primeiras chamadas FaceTime em língua portuguesa, que trazemos com exclusividade aos leitores do Blog do iPhone:

YouTube video

Como se pode perceber, tanto a qualidade do som quanto de imagem é muito melhor que muita webcam por aí, se igualando ao programa iChat, do Mac. Aliás, é uma pena que ainda não exista programas de computador compatíveis com a tecnologia, que aliás é aberta e pode ser adotada por qualquer desenvolvedor. As chamadas em FaceTime também não podem ser realizadas com outros iPhones que não sejam o 4.

Resta agora torcer para que apareçam programas compatíveis, para a tecnologia deslanchar de vez e se tornar, como pregou Steve Jobs, realmente revolucionária.

Nossos agradecimentos ao leitor Yalli Oliveira pela sua disponibilidade.

Botão Voltar ao topo