2010ARQUIVO

Novela do protótipo: veja as cenas dos próximos capítulos

O protótipo foi perdido ou roubado? O Engadget poderia ter comprado antes a história? Quanto o Gizmodo ganhou com tudo isso? O que diz o dono da cervejaria?

Saiba tudo isso e muito mais nas cenas dos próximos capítulos desta eletrizante novela:

Sim, já virou novela mesmo, porque desde ontem, vários detalhes e informações apareceram sobre o furo de reportagem do ano. E visto que são vários, resolvemos uní-los todos em um resumo só, para você ficar a par de tudo o que está acontecendo no caso do misterioso protótipo do iPhone 4.

O Engadget poderia ter sido o primeiro

A pessoa que encontrou o protótipo tentou oferecer a história primeiro ao site Engadget, pelo mesmo valor. Porém, este se recusou a pagar tudo isso, com medo de complicações judiciais com a Apple.

Ainda no sábado, o Engadget publicou a história de alguém que tinha achado um protótipo em um bar, mostrando fotos meio borradas. Segundo o Wall Street Journal:

Joshua Topolsky, editor-chefe do Engadget, disse que o site foi contatado no dia 17 de abril por pessoas que alegaram ter encontrado o dispositivo em um bar. Essas pessoas pediram ao Engadget para pagar para ter acesso ao dispositivo, mas ele se recusou a fazê-lo depois de consultar seus advogados. “Nós acreditamos que é o mesmo dispositivo”, disse Topolsky.

Gizmodo pode estar $150.000 mais rico depois de tudo

O Gizmodo declarou ter pago 5 mil dólares pela história, mas o retorno que ele obteve nestes últimos dois dias pode ter sido muito maior que isso. Os acessos e pageviews que o site teve bateram todos os recordes, chegando a mais de 20 milhões visitas em dois dias.

A média do site sempre foi de 4 milhões de pageviews diários. Na segunda-feira, isso quadruplicou, indo para 20 milhões. Se nos basearmos em valores do Adsense, do Google, o ganho em publicidade poderia ultrapassar os US$150.000, segundo o Digital Inspiration. Além disso, o termo ‘Gray Powell’ já está entre os 5 mais procurados do Google. Como ele não possui blog ou site pessoal, os links que mais aparecem enviam o internauta diretamente para o Gizmodo.

Protótipo perdido ou furtado?

A historinha que o Gizmodo contou cada vez fica mais difícil de sustentar.

O site Daily Finances fez um dos atos mais óbvios do jornalismo: procurou contactar o dono da tal cervejaria, onde o protótipo foi supostamente ‘encontrado’. E adivinhem? A pessoa que diz ter achado o dispositivo nunca perguntou para ele e nem para nenhum presente sobre qualquer telefone perdido. E mais: Gray Powell, o desastrado funcionário da Apple que perdeu o protótipo, ligou várias vezes para o bar, perguntando se alguém tinha achado o aparelho.

Se a pessoa que o encontrou realmente tentou devolver o protótipo no início (como o Gizmodo insiste em afirmar), porque não o fez no lugar mais óbvio, que era o bar onde o aparelho foi ‘encontrado’?

A partir daí, pode surgir a seguinte dúvida: o aparelho foi mesmo achado ou levianamente furtado?

A dona do Gizmodo adora comprar polêmica

Não é a primeira vez que a Gawker (proprietária de vários blogs, entre eles o Giz) faz polêmica com altos pagamentos. Talvez nem todos se lembrem que em janeiro deste ano ela já tinha chamado a atenção dos advogados da Apple ao oferecer uma recompensa de US$100.000 para quem fornecesse alguma foto ou vídeo do futuro tablet que iria ser anunciado no final daquele mês. Jornalismo do talão de cheques?

Gray perdeu o protótipo bem no dia de seu aniversário

A super-exposição que o Gizmodo fez ao pobre Gray Powell (engenheiro da Apple) foi tão absurda e sensacionalista que até mesmo quem trabalha para o site protestou. O colunista Joel Johnson declarou que “a maneira que nós do Gizmodo o fizemos foi incrivelmente de mau-gosto“. A versão brasileira do site também pensa da mesma maneira e se recusou a traduzir a matéria original que expunha Gray.

Para fechar com chave de ouro, o site ainda descobriu que Gray fazia aniversário exatamente no dia em que “perdeu” o aparelho, e estava no bar justamente para comemorar isto.

 

O que será que virá ainda? Será o Gizmodo processado? A Apple vai mudar seu calendário de lançamento depois disso? E o tethering, vai ser liberado?

A resposta para estas e outras perguntas, você verá nos próximos capítulos… :)

Botão Voltar ao topo