2010ARQUIVO

Mais fontes confirmam a veracidade do protótipo do iPhone 4, com traseira em cerâmica

Neste final de semana, uma verdadeira novela foi criada baseada em fotos de um suposto protótipo do iPhone 4, o modelo de próxima geração do telefone da Apple. O aparelho, encontrado em um bar em San José, Califórnia, não funcionava, mas tinha em sua traseira a identificação de um iPhone, com códigos provisórios do tipo XXXXX.

A história era um pouco absurda demais para ser verdade e nós, como vários outros especialistas, duvidamos de que poderia ser verdade, pois não havia ainda informações suficientes para acreditar nela.

Logo depois, um leitor de um blog espanhol mostrou uma foto de um “clone japonês” (sic) — o Japão também faz falsificações? — com o mesmo aparelho em mãos, pareciendo a prova final de que tudo não passava de mais uma história falsa.

Tudo começou a tomar formas de novela quando se descobriu que a imagem que provava o fake, na verdade, era falsa.

Pressionado pelo blog espanhol a enviar mais fotos e vídeos do aparelho que tinha em mãos, o tal leitor confessou que tinha feito uma montagem de imagem para parecer real. Ou seja, fake do fake.

Paralelo a isto, o site Engadget relembrou uma antiga imagem do laboratório da Apple, onde se pode notar um aparelho parecido no canto direito da foto (releia nosso artigo de ontem para mais detalhes).

Depois desta repercussão toda, John Gruber (famoso por possuir informantes confiáveis dentro da Apple) foi procurar se informar sobre a veracidade ou não da história e descobriu certos detalhes interessantes.

Segundo algumas de suas fontes, o aparelho provavelmente é mesmo da Apple, mas ele não seria já o protótipo final do aparelho de próxima geração, apenas um “rascunho de testes” em pré-produção. Ele acredita que a frente e a traseira seriam as mesmas, mas a lateral mudaria, por não ser nada o estilo da Apple.

Não seria a primeira vez que aparelhos protótipos deixariam os laboratórios da Apple. No ano passado, uma empresa brasileira conseguiu colocar a mão em alguns antes mesmo do lançamento mundial da versão final do iPhone 3GS.

Relativo a traseira do próximo iPhone, Gruber também levantou através de suas fontes que ela poderá ser feita de um novo material, baseado em cerâmica. Inclusive a Apple já teria patenteado a tecnologia ainda em 2006. Ela permite durabilidade e resistência, melhorando ainda mais as transmissões de rádio, como o Wi-Fi e o 3G.

Já o site MacRumors afirma que, baseado no protótipo encontrado, a bateria do próximo modelo de iPhone poderá ser facilmente removível pelo usuário. Isso deixaria o aparelho dentro das novas normas da União Europeia, como previmos aqui ainda em 2008.

Então, depois de tudo isso, o que podemos concluir?

Que o aparelho encontrado é mesmo um protótipo oficial da Apple, mas em uma versão pré-produção. O modelo final, a ser lançado entre junho e julho deste ano, ainda vamos ficar sem conhecê-lo. :)

PS: Ufa! :P

Botão Voltar ao topo