2010ARQUIVO

Teste: atual iPhone 3GS já poderia suportar o multitasking sem perdas de desempenho

O iPhone OS atualmente não permite o multitasking (rodar vários aplicativos ao mesmo tempo), mas a função lidera há muito tempo as listas de desejos de usuários do mundo inteiro. Isso permitiria, por exemplo, escutar um aplicativo de streaming de rádio (como o do Skank Webradio) sem que ele feche ao clicar na tecla Início (Home).

Apenas quatro aplicativos nativos continuam abertos enquanto outros rodam normalmente: Mail, Telefone, Safari e iPod.

Segundo a Apple, a função não é habilitada para os outros aplicativos para não aumentar o consumo de bateria, além de não comprometer o rendimento do sistema em geral. O primeiro argumento até faz sentido, mas o segundo é desmentido pelo jailbreak, que mostra que o atual modelo 3GS pode perfeitamente suportar vários aplicativos abertos, sem influenciar na velocidade do aparelho.

Recentemente testamos o aplicativo ProSwitcher, que junto com outro, o Backgrounder, apresentam uma solução de gestão de várias atividades acontecendo ao mesmo tempo no aparelho. Os dois não estão presentes na App Store, pois utilizam frameworks originalmente bloqueadas pela Apple. Eles são encontrados na Cydia Store e só funcionam em dispositivos destravados (jailbreak).

O ProSwitcher é bem prático. Apertando por 2 segundos o botão de Repouso do aparelho (isso pode ser configurado), ele disponibiliza várias janelas com os aplicativos que estão rodando no momento, da mesma maneira que o Safari Mobile faz (e de onde o Palm Pre roubou a ideia). Para fechá-los de vez, basta arrastar a janela para cima, ou clicar no X. É uma excelente maneira de gerenciar todos os aplicativos abertos.

Em nossos testes, pudemos comprovar que o processador do iPhone 3GS (um ARM Cortex-A8, 833 MHz, limitado à 600 MHz) já é, hoje em dia, capaz de gerenciar muito bem vários apps abertos ao mesmo tempo. O desempenho geral do sistema não parece ter sido afetado de nenhuma forma e não notamos grandes perdas de consumo de bateria. Já no modelo anterior, o iPhone 3G, as animações não foram tão fluidas.

Uma experiência parecida já tinha sido realizada no ano passado, por um usuário de Hong Kong.

Veja um rápido vídeo com os nossos testes:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=Ucj3xZbCdgA

Claro, se alguém abrir 30 aplicativos ao mesmo tempo, é possível que o sistema entre em pane. Mas se a Apple permitisse que apenas um limitado número de apps fossem abertos ao mesmo tempo (como o Safari já faz hoje com suas páginas, limitadas a 8), ela já mudaria a vida de muita gente, que procura o jailbreak apenas por esse tipo de detalhe.

A cada período pré-lançamento de iPhone, renascem os boatos de que a função seria adotada brevemente. Desde o modelo 3G é assim e desta vez não poderia ser diferente: encontraram um suposto arquivo no SDK, que indicaria que o próximo sistema traria suporte ao multitasking. Mas é difícil de acreditar em um arquivo em JavaScript (!!!) no sistema do iPhone.

Será que a Apple finalmente vai nos liberar esta função?

 

Em tempo: existem outros aplicativos no Cydia que gerenciam o multitasking. Um deles é o novo Circuitous, que ainda não tivemos tempo de testá-lo.

Botão Voltar ao topo