2009ARQUIVOBDI

Top Dez Brasil: confira a lista dos aplicativos brasileiros mais apreciados pelos leitores

O ano de 2009 foi muito importante para o desenvolvimento na plataforma iPhone. A App Store atingiu a marca de 2 bilhões de aplicativos baixados e o mercado nacional do aparelho duplicou. Em termos de operadoras, a TIM entrou na briga no finalzinho do ano passado e a Oi acabou de se juntar ao clube, abrindo o leque de possibilidades para os usuários.

E com todo esse crescimento, muitos desenvolvedores nacionais apareceram no mercado, fazendo aumentar o número de opções para o nosso país. Foi por isso que fizemos um levantamento de quais seriam os dez aplicativos brasileiros (ou direcionados ao público nacional) mais apreciados pelos leitores do Blog do iPhone. Foram 5 dias de votações em que centenas de participantes (2.139, para ser mais exato) enviaram mais de 6.100 indicações (cada pessoa podia votar em até cinco aplicativos diferentes).

O resultado pode servir para dar uma visão geral do tipo de aplicativo para iPhone OS que o brasileiro mais gosta, além de destacar os melhores trabalhos de 2009 na App Store Brasil.

Feita a introdução, vamos aos ganhadores!

O grande vencedor, disparado, foi a tabela do Campeonato Brasileiro de futebol desenvolvida em parceria com a Nova Schin, provando que uma marca, aliada a uma boa idéia, pode fazer do iPhone um excelente meio de promoção.

A marca no nosso país é realmente forte e apesar de usar os mesmos mapas de outros concorrentes, foi ele o mais votado dos navegadores GPS para iPhone OS.

Talvez a maior surpresa da lista, o aplicativo ficou muito bem colocado na preferência geral.

Ter um dicionário de português sempre a mão parece ter agradado aos leitores, que o colocaram em 4° lugar.

Aplicativo muito popular desde o seu lançamento, trazendo várias legislações brasileiras em um só programa.

Verdadeiro fenômeno em vendas este ano, o Paciência liderou por dois meses o ranking dos mais vendidos no Brasil. Adaptação nacional de outro jogo bem popular em computadores.

O brasileiro se preocupa muito em não levar multas nas estradas e é por isso que um aplicativo de controle de radares, direto no telefone, faz um enorme sucesso.

O Bradesco inovou ao lançar o primeiro aplicativo nacional a implementar a realidade aumentada na busca de agências bancárias próximas, inovação que agradou muito aos leitores.

A adaptação para o iPhone OS de um jogo bem popular agradou aos brasileiros, tão carentes de jogos na versão nacional da loja.

Um guia de boa alimentação direto no celular foi bastante popular, ganhando assim a 10ª posição na preferência nacional.

 


Esta foi a lista dos 10 aplicativos brasileiros preferidos dos leitores do Blog. Muitos títulos bons ficaram de fora da seleção final, mas ano que vem tem mais! :)

Botão Voltar ao topo