2009ARQUIVO

Copa do Mundo da África do Sul será a primeira da era iPhone

Copa do Mundo no iPhone

Hoje eu fui tentar acompanhar pelo iPhone o sorteio das equipes que jogarão a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul e qual não foi minha surpresa ao constatar que não tinha como. Não havia nenhum aplicativo ou site adaptado para dispositivos móveis capaz de dar uma cobertura ao vivo para quem estava no trabalho e não podia acompanhar pela internet ou televisão.

Aí me dei conta: será a primeira copa do mundo que acontecerá desde o lançamento do iPhone, em 2007. E qual melhor dispositivo para se acompanhar uma Copa que um telefone celular multi-toque capaz de rodar aplicativos? :)

A primeira coisa que vem a cabeça, claro, são as tabelinhas! Adeus arquivos Excel e programas de computador. Agora será muito mais fácil acompanhar os jogos conforme vão acontecendo, com atualização automática de resultados pela internet, seja pelo Wi-Fi como pela rede 3G. Você terá a todo o momento as informações nas mãos, para não deixar passar nenhum detalhe na mesa de bar com os amigos ou em discussões no trabalho. Para os amantes de futebol, será uma copa muito divertida para se acompanhar. :)

Tabelinha

Mas será que os desenvolvedores brasileiros já se deram conta deste grande acontecimento que acontecerá daqui a 6 meses? Pelo jeito ainda não. Com tantas tabelas existentes do Campeonato Brasileiro (muitas que apareceram apenas depois da metade da competição), parece que os brazucas estão perdendo tempo e esquecendo de olhar para o futuro.

Em toda a App Store, existe atualmente apenas um aplicativo sério focado na Copa. É o da ESPN 2010 World Cup (link – apenas com conta americana), utilitário gratuito muito bem feito, que minutos depois do sorteio das chaves já tinha atualizado todas as tabelas dos times, com data dos jogos e tudo. Realmente excelente.

ESPN 2010 World Cup

Ele já começa com uma grande contagem regressiva para o início da Copa. Com uma interface gráfica impecável, o programa traz notícias, tabelas, datas, lista de jogadores, ficha dos estádios, históricos das equipes, tudo o que o torcedor quer e precisa saber para estar bem informado.

Times da Copa Informações sobre os times

Tem até um bolão com prognósticos do usuário. Mas o problema é que precisa ter um número de telefone americano para se inscrever no serviço, além do aplicativo estar todo em inglês.

No Brasil, quase ninguém está aproveitando o interesse geral que começa crescer pela Copa para desenvolver programas do tipo. A Instant Games é uma das que não está dormindo no ponto e esta semana lançou o aplicativo Embaixada (link), relacionado diretamente com futebol. Neste jogo gratuito, o usuário deve tentar fazer o maior número de embaixadinhas com a ajuda da tela multi-touch do iPhone ou iPod touch. O trabalho é resultado de um tutorial sobre Cocos2D, que é um ambiente de desenvolvimento de jogos em 2D. O legal é que o tutorial está disponível no Youtube, fazendo com que todos conheçam o processo de construção do aplicativo.

Embaixada embaixada2

A Instant Games é formada pelos mesmos desenvolvedores que criaram o jogo PickT’ Poker.

Exceções à parte, ninguém mais parece ter pensado antecipadamente na grande oportunidade que é a Copa do Mundo, uma verdadeira paixão nacional. Talvez os desenvolvedores brasileiros estejam esperando que outros lancem, para aí então criar aplicativos similares e feitos às pressas.

Para estes, já vou avisando: não seremos condescendentes. Esperamos material de qualidade, no mínimo com o nível deste da ESPN. Aplicativos sem cuidados gráficos e mal feitos serão ignorados por este Blog. Se 2009 foi o ano do incentivo aos desenvolvedores brasileiros na App Store, 2010 será o ano do incentivo à qualidade dos aplicativos.

Sejam criativos e nos façam ótimos aplicativos para a Copa de 2010. O público, com certeza, vai retribuir. :)

Botão Voltar ao topo