2009ARQUIVO

Aplicativos começam a trazer a funcionalidade de vídeo para iPhones antigos, sem jailbreak

Gravação de vídeo no 3G e Classic

A função de vídeo sempre foi oficialmente exclusiva do iPhone 3GS e a Apple costumava ser um pouco intolerante com aplicativos que ativassem esta função nos modelos antigos. Mas algo parece ter mudado em Cupertino.

Tudo começou com um email enviado por um desenvolvedor diretamente a Steve Jobs.
O aplicativo Knocking Live Video tinha sido recusado na App Store por permitir o streaming de um iPhone a outro, pois ele utilizava APIs privadas de captura das telas do aparelho. Indignado, seu desenvolvedor, Brian Meehan, não desistiu e tratou de escrever um email diretamente a Steve Jobs (qual é o endereço mesmo?). No email, a seguinte frase:

Mesmo utilizando APIs proibidas pelo acordo de utilização do SDK, acredito que o aplicativo tenha potencial de mudar culturalmente a maneira que as pessoas compartilham os momentos de sua vida, de um telefone a outro.

O ótimo apelo parece ter comovido o CEO da Apple, pois algumas horas depois, o aplicativo foi liberado. Falou em “mudar o mundo”, o Jobs já se emociona. :P

Isso parece ter realmente “aberto a porteira” para que outros aplicativos do gênero fossem aprovados. Logo depois veio o UStream, que funciona inclusive em aparelhos mais antigos transmitindo vídeo em streaming para a internet, e o Qik, que já enviou para aprovação seu utilitário com função similar.

O último do gênero a aparecer foi o iVideocamera (link), aplicativo que faz qualquer modelo de iPhone gravar vídeos, com a vantagem de poder gravar na biblioteca do aparelho e editá-lo.

iVideocamera

Apesar de levar a funcionalidade a todos os modelos, ele não faz milagres. A qualidade de vídeo em aparelhos 3G/2G ainda é muito pobre em relação à função original no 3GS. São 3 fps (frames por segundo) e uma resolução de 160×213 pixels (o 3GS faz em 30fps, dez vezes mais).

Mesmo com qualidade precária, é possível fazer upload do vídeo para o Youtube, mandá-lo por email ou gravar na biblioteca comum do aparelho, podendo ser editado como no 3GS.

Edição de vídeos mesmo no Classic e 3G

O site italiano iPhone Italia fez um comparativo com vídeos gravados direto no iPhone usando três aplicativos diferentes: o iVideoCamera, o UStream e o Cycorder, este último exclusivo para aparelhos com jailbreak. Compare:

iVideoCamera:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=iVJQOo6KfVo

UStream:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=Vjmu7JeYUw0

Cycorder:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=dxOsZNJgnjY

Como se pode perceber, a qualidade dos dois primeiros ainda não é muito boa, mas para início, já é um bom começo. E para quem não tem o jailbreak em seu aparelho, pode ser um bom quebra-galho para emergências.

O importante é que essa mudança de comportamento da Apple pode fazer com que ela invista mais em funcionalidades com streaming de vídeo, talvez até mesmo decidindo finalmente adotar uma câmera frontal para vídeo conferência, quem sabe?

Botão Voltar ao topo