2009ARQUIVO

[rumor] Apple estaria preparando aplicativo nativo para captar rádio FM no iPhone OS

Rádio no iPhone

O site 9to5mac insiste na mesma tecla. Depois de ter percebido em abril passado que o novo iPhone 3GS viria com um chip da Broadcom que seria capaz de captar ondas de rádio FM (leia “Próximo iPhone pode vir com transmissor e receptor de rádio FM“), agora eles voltam ao assunto com o rumor de que a Apple estaria desenvolvendo um aplicativo de rádio para o iPhone 3GS e iPod touch 3G.

Segundo as informações do site, o aplicativo seria muito similar àquele dos iPods nano atuais, que possui, além da funcionalidade de captar estações de rádio real (e não pela internet), a ótima função de identificar a música que está tocando, mostrando assim o nome e os dados de quem canta. Você pode também etiquetar esses dados para depois encontrar a música na iTunes Store e se quiser, comprá-la.

A capacidade de captar ondas de rádio já existe no hardware da última geração do iPhone e do touch, mas é bloqueado pelo sistema. Esta não seria a primeira vez que a Apple usaria um software para desbloquear uma funcionalidade do aparelho. No OS 3.0, ela liberou (não totalmente) o bluetooth, permitindo que aplicativos trocassem informações entre si (P2P), além da transmissão em estéreo.

Só é estranho ela fazer isso tardivamente, quando poderia ter liberado junto com o lançamento do 3GS. Pode ser também que ela tenha decidido testar antes a funcionalidade nos iPods nano, assim como fez com a função Voice Over que apareceu no Shuffle três meses antes que no iPhone.

Não se sabe se o novo aplicativo seria disponibilizado na App Store ou se viria em uma futura atualização do iPhone OS. Seja como for, por enquanto é só um rumor.

Botão Voltar ao topo