2009ARQUIVO

[dica] Como evitar que a autocorreção do iPhone OS escreva o que você não quer

Problema comum da autocorreção do iPhone OS

Uma das tecnologias do iPhone que a Apple dedicou muito estudo para implementar foi o sistema de autocorreção de palavras, que são analisadas ao mesmo tempo que você escreve. Ele é muito bom, mas foi concebido originalmente para o idioma inglês. Na versão para o Brasil, o tradutor pisou na bola em algumas palavras, o que deixa irritada a maioria dos usuários.

Por exemplo, ao se digitar “te” (pronome oblíquo), o dicionário interno insiste em substituir automaticamente a palavra por (que nem existe em português), o que atrapalha na hora de escrever até mesmo um simples SMS. E apesar do sistema inteligente do dicionário aprender as palavras mais usadas, algumas ele insiste em não registrar. Outros casos comuns são eh (troca por êh), pra (por ora), br (por Br.), entre outras.

Muitos optam por simplesmente desligar a função (Ajustes > Geral > Teclado> Correção Automática), mas o que poucos sabem é que existe uma “gambiarra” para solucionar o problema e forçá-lo a aprender as palavras problemáticas que você mais usa.

A dica é muito simples e não é necessário nenhum hack no aparelho para fazê-la funcionar.
Basta incluir um contato na agenda, com as palavras que você não quer mais ter problema. Siga os passos:

– Abra o aplicativo Contatos.
– Toque no botão [+] na parte superior direita da tela e selecione o campo “Nome Sobrenome”. 
– Como Nome coloque “Dicionário” (ou o que você quiser). Como Sobrenome, coloque as palavras que você quer incluir no dicionário, com letra minúscula e separadas por espaço.
– Salve o contato.

Adicionando um contato

Pronto, a partir de agora você não terá mais problema com as palavras que incluiu. :)
Sempre que quiser, poderá incluir mais palavras no campo sobrenome.

Que tal testar? :)

Botão Voltar ao topo