2009ARQUIVO

Quem deve e quem não deve atualizar para o iPhone OS 3.1

Um dos anúncios esperados para hoje é o da liberação do iPhone OS 3.1, cujo beta estamos testando desde o final de junho. Preste atenção e saiba o que fazer caso a Apple o libere mesmo.

Antes uma pequena introdução.
Caso você seja novo no mundo do iPhone, saiba que este incrível celular, ao contrário da grande maioria, não fica parado no tempo como os das outras marcas. Ele recebe constantes atualizações e novidades de tempos em tempos (em média de dois em dois meses), fazendo com que os modelos antigos não fiquem tão defasados assim em matéria de software, o que faz com que os preços dos primeiros iPhones (e iPods touch) não despenquem tanto.

Quando sai uma nova atualização do iPhone OS (sistema operacional do iPhone e do iPod touch, também chamado por muitos de firmware), um aviso aparece assim que você conecta seu aparelho no programa iTunes de seu computador. O aviso é mais ou menos assim:

iPhone OS 3.0.1

Agora saiba se no seu caso você deve ou não fazer a atualização:

Se você comprou seu iPhone de uma operadora brasileira e não tem jailbreak

Se você não usa o aparelho como modem 3G: pode fazer a atualização sem medo nenhum. Basta clicar em transferir e instalar e esperar que o processo termine. Depois disso é só sair usando normalmente.

Se você se preocupa com o tethering: um dos pontos negativos dessa nova versão é que ela acaba com a ativação não-oficial do tethering. Isso não é problema para quem é cliente Vivo, mas para as outras que ainda não ativaram a função oficialmente, o melhor é você esperar, pois caso você precise restaurar o aparelho, perderá definitivamente o tethering.

Artigo relacionado:
– Novo beta do iPhone OS 3.1 parece bloquear o truque de ativação de tethering via arquivo IPCC

Se você tem um iPhone desbloqueado oficialmente, sem jailbreak

Mesmas recomentações do caso acima. Vale lembrar que todo o aparelho desbloqueado oficialmente (ou seja, que foi feito pela operadora ou pela Apple) nunca mais voltará a ser bloqueado, não importando o que você faça nele.

Se você possui aparelho desbloqueado pelo Ultrasn0w

NÃO FAÇA a atualização, pois você poderá perder definitivamente o desbloqueio. Aguarde uma solução do Dev-Team.

Se você possui aparelho com jailbreak

Ainda não existe jailbreak para o OS 3.1, portanto, se você quiser continuar com seu aparelho liberado, não faça a atualização. Aguarde uma solução do Dev-Team.

Se você possui um iPhone de primeira geração (com a traseira prateada)

NÃO FAÇA a atualização, pois ainda não existe jailbreak para o OS 3.1. Aguarde uma solução do Dev-Team.

 

Na verdade, ainda não foram reveladas grandes novidades que justifiquem uma atualização para o OS 3.1. Pelo que se viu nos betas, o que muda é:

– Será possível copiar e colar números no aplicativo Telefone;

– não funcionará mais a ativação do tethering através de injeção de ipcc;

– edição de vídeos no 3GS não apagará mais o clip original;

– função de Controle por Voz funcionará com fones de ouvido bluetooth;

– nos betas foi experimentado implementar uma vibração toda vez que se editava o posicionamento dos aplicativos, mas felizmente isso foi abandonado;

– introdução de API de Realidade Aumentada para desenvolvedores.

Daremos mais detalhes caso se confirme mesmo o lançamento da nova atualização hoje.

Acompanhe minuto-a-minuto as novidades do Evento Especial da Apple em live.blogdoiphone.com

Botão Voltar ao topo