2009ARQUIVO

Página da Apple sugere que não haverá tethering oficial no Brasil

Uma das grandes novidades do iPhone OS 3.0 foi a introdução da possibilidade de usar o aparelho como modem 3G (também chamado de tethering), ou como a Apple chama, compartilhar a internet com um computador. Você conecta o iPhone no cabo USB ou faz o emparelhamento sem fio pelo bluetooth com o computador e este começa a usar a internet do telefone. Muito prático em viagens ou quando você está fora de casa, por exemplo.

O problema é que o OS 3.0 veio, mas a função não foi ativada pelas operadoras oficiais. A reclamação dos usuários foi tanta que tivemos que encontrar soluções alternativas para ativar a função. Por parte das operadoras, elas jogaram a culpa na Apple, que por sua vez, devolve a batata quente para a Claro, Vivo e TIM.

Agora a coisa começa a ficar mais complicada, pois a Apple fez uma página onde claramente indica que não há a opção de tethering no Brasil. Veja:

Sem tethering no Brasil
clique na imagem para ampliá-la

Na tabela da Apple, nenhuma operadora brasileira oferecerá a opção de compartilhamento a seus clientes. Mas será que podemos confiar nessa tabela?

A parte brasileira da página da Apple nunca foi muito confiável, e tudo isso pode ser uma grande trapalhada de comunicação entre as partes envolvidas. Uma prova disso é que a mesma tabela diz que a Claro não faz desbloqueio dos iPhones que vende, coisa que sabemos que não condiz com a realidade.

O fato é que a tabela já está dando dores de cabeça para as operadoras. No Vivoblog, que está sendo atualmente o canal oficial para que os clientes comentem sobre o assunto, os moderadores não sabem mais o que responder, pois a atitude da Apple vai contra a posição da operadora até então, que afirmava ser a favor do tethering.

Ou seja, ninguém quer assumir a responsabilidade e enquanto isso, o consumidor fica sem poder usar uma função que é seu direito, garantido no contrato. Isso inclusive abre uma brecha legal para um pedido de recisão do contrato de fidelidade por parte do cliente.

O que as operadoras têm que fazer é exigir uma posição da Apple para que ela libere o quanto antes, via iTunes, as atualizações das operadoras com as funções liberadas. A operação é muito fácil, bastando apenas um pouco de boa vontade. Os arquivos da atualização (ipcc) já até estão prontos, se elas quiserem pegar os nossos, fiquem a vontade. :)

[via Fórum do iPhone]

Botão Voltar ao topo