2009ARQUIVO

[dica] Como apagar definitivamente seus emails no iPhone e iPod touch

Quem é programador ou curioso pelo mundo da informática já deve ter escutado a frase “It’s not a bug, it’s a feature” (“Não é um bug, é uma funcionalidade”). Ela se aplica em situações onde nem todo mundo compreende uma certa função e por isso acha que ela é defeituosa.

O iPhone OS 3.0 trouxe uma nova funcionalidade incrível: o Spotlight, tecnologia de busca da Apple que encontra praticamente tudo que existe no aparelho. Até mesmo o que não queremos.

Quando você apaga um email no iPhone (ou iPod touch), ele na verdade não desaparece por completo, mas vai para a pasta Lixo da conta. Isso é para que você não perca emails importantes que apagou por engano, o que pode facilmente acontecer principalmente quando estamos com algum email aberto e tocamos sem querer na lata de lixo embaixo da tela.

Lixo do Mail

Mas isso quer dizer que se você simplesmente apaga um email confidencial, ele ainda pode ser facilmente encontrado pelo Spotlight, pois ele na verdade continua ali. Como fazer para não correr esse risco?

É isso que vamos ver agora.

Se você apagar normalmente um email, ele ainda pode aparecer nas buscas apenas digitando algumas letras. Isso é desagradável quando temos alguns documentos que não queremos que sejam revelados ao emprestar o aparelho a alguém para jogar ou ver a temperatura.

Emails permanecem no Lixo E são encontradas pelo Spotlight
clique nas imagens para ampliá-las

Felizmente há uma maneira muito fácil de resolver o problema. Basta apagar as mensagens da pasta Lixo. Óbvio, não?

Para isso, vá até ela e arraste o dedo da esquerda para a direita em cima do título da mensagem. Aparecerá então um botão Apagar.

Apague facilmente as mensagens mais críticas

Com isso, ela desaparecerá definitivamente do seu aparelho, não podendo mais ser consultada por ninguém. Você pode até mesmo refazer o teste no campo de buscas.

Teste no Spotlight

Mas a Apple sempre pensa em tudo, bem que ela poderia ter pensado em uma solução para este problema, não?
E quem disse que ela não pensou? :)

Ajustes que facilitam a vida
Talvez nem todo mundo saiba, mas tudo isso pode ser evitado apenas configurando bem os ajustes do Mail.

Primeiro vamos configurar para que ele evite que apaguemos por descuido os emails. Vá em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários. Você vai encontrar a opção Perguntar ao Apagar. Ative-a para que ele sempre pergunte antes de apagar um email.

Peguntar ao Apagar

Depois disso, na mesma página, selecione a sua conta email e embaixo da página escolha Avançado. Lá, você poderá configurar o período de tempo que quer remover as mensagens apagadas da sua pasta Lixo, de acordo com sua preferência.

Mensagens Apagadas Escolha o tempo que você desejar

Talvez alguém ainda reclame que não seja possível apagar imediatamente uma mensagem, mas para as mais sigilosas você pode fazer isso manualmente, de acordo com as instruções que passamos aqui.

Botão Voltar ao topo