2009ARQUIVO

Safari do iPhone OS 3.0 terá geolocalização integrada

Esta informação está presente desde março nos documentos do SDK, mas quase ninguém tinha ainda visto. O Safari permitirá a geolocalização do aparelho também por páginas internet (e não só pelos aplicativos nativos).

Geolocalização no Safari

Isso quer dizer que alguns sites podem perguntar se você autoriza a localização geográfica do aparelho, para que ele utilize estas informações na página que você está vendo. O navegador irá usar uma classe JavaScript para fazer aparecer o pop-up da pergunta, exatamente como nos aplicativos normais.

Aliás a geolocalização é uma das novas funções do HTML 5 e o Safari vai ser um dos primeiros navegadores a implementá-la.

Isso pode ser útil ao preencher um formulário de endereço, por exemplo, ou na busca de um restaurante mais próximo. Óbvio que o Google já viu outra grande utilidade: trazer o Latitude para o iPhone.

O Latitude é um serviço que permite que você saiba exatamente onde seus amigos estão. Existem versões já para Blackberry, Android e Windows Mobile, mas para o iPhone ainda não. Segundo o próprio Google, ele virá em formato de página web, sem a necessidade de um aplicativo específico (mas duvido que eles não mudem de idéia em relação ao aplicativo).

Isso só será possível depois do lançamento da versão pública do novo OS. Veja no vídeo a apresentação deles (em inglês):

Nós já falamos aqui do Latitude. Se você quer saber mais, não deixe de reler nosso artigo anterior.

[via] [a dica sobre o HTML 5 foi do leitor Bitow]

Botão Voltar ao topo