2009ARQUIVO

Cuidado: configuração errada do tethering pode gerar um grande prejuízo

Desde o lançamento do iPhone OS 3.0, na última quarta-feira, que muitos estão desesperados para ativar a função de compartilhamento de internet (tethering). A comunidade não perdeu tempo e rapidamente se agilizou para encontrar métodos para isso.

As operadoras brasileiras até o momento não se declararam contra o uso do iPhone como modem, muito pelo contrário: colocam na Apple a culpa da configuração padrão não trazer a função previamente habilitada.

A solução mais difundida em fóruns e sites foi a que ensina como introduzir no aparelho (mesmo sem jailbreak) um arquivo ipcc alterado. Este tipo de arquivo (no qual já comentei outras vezes aqui) é o responsável pelas configurações da operadora e pode ser instalado no iPhone através do iTunes.

O grande problema (que pode trazer sérios prejuízos a muitos usuários) é que vários destes arquivos ipcc foram feitos às pressas, por usuários com um grau de boa vontade muito maior que seus conhecimentos técnicos. Isso faz com que haja casos onde o tethering foi definido com o mesmo APN do MMS, por exemplo, gerando uma conta no final do mês gigantesca, pois a operadora irá considerar toda a conexão feita na rede compartilhada como uma mensagem multimídia, que aliás não é nada barata.

A descoberta foi feita pelos leitores aqui no Blog, que se reuniram em nosso fórum para discutir a melhor maneira de ativar o compartilhamento. E é lá mesmo que eles apresentam a solução, com arquivos ipcc contendo a configuração oficial das operadoras presente no OS 3.0 final.

Por isso, se você usou o método do arquivo ipcc, confira se as configurações de rede do seu iPhone são as corretas, para evitar desagradáveis surpresas no fim do mês.

[obrigado aos nossos leitores que perderam horas e horas de sono quebrando a cabeça em cima do problema] ;)

Botão Voltar ao topo