2009ARQUIVO

Apple lança o iPhone 3G S: mais rápido e com melhor desempenho

Alguns boatos se confirmando, outros desaparecendo.

A Apple anunciou nesta segunda-feira a nova geração do seu telefone, chamada de iPhone 3G S, exatamente como anunciou no domingo o site Daring Fireball. Entre as funções, quase nenhuma novidade que rumores já não tivessem revelado: gravação de vídeo, bússola digital, voice over e comandos de voz.

iPhone 3G S

iPhone 3G S

Mas o fato dos rumores terem nos estragado a surpresa não quer dizer que elas não sejam boas. :)

Porque S? Vem de Speed, pois ele é mais rápido que os anteriores. A Apple não divulga características internas de seus produtos, mas provavelmente os rumores que diziam que ele viria com o dobro de memória e um processador mais rápido não são falsos. E assistindo no vídeo da visita guiada disponibilizado pela Apple, ele é realmente mais rápido tanto na abertura de aplicativos quanto na navegação pela internet. E a capacidade também aumenta: agora terá versões de 32GB e 16GB, nas cores branca e preta (para ambos os modelos).

Quem esperou e não comprou ainda o 3G terá um bela avanço de experiência. Quem já possui o 3G deve avaliar se vale a pena comprar o novo. Isso porque ele tem exatamente o mesmo design que o modelo atual, inclusive as mesmas cores, branco e preto (não, nada de coelhinhos fofinhos :P ). Aliás, o atual modelo não sairá de linha, sendo ainda comercializado na versão de 8GB, mais barato (nos EUA e esperamos que no Brasil também). Se você tem o de 16GB, vai ficar com uma peça rara, pois a Apple não vai mais vendê-la. Se isso vai valorizar seu preço de revenda, só o mercado dirá.

Veja a tabela comparativa de diferenças com os seus antecessores:

Características
iPhone 3G S
iPhone 3G
(com OS 3.0)
iPhone Classic
(com OS 3.0)
Rede
3G HSDPA 7,2 Mbps
3G
EDGE
Câmera
3 megapixels
2 megapixels
2 megapixels
Foco automático
sim
não
não
Gravação de vídeo
sim
não
não
Controle de voz
sim
não
não
Nike+
sim
não
não
Acessibilidade
sim
não
não
Bússola digital
sim
não
não
Copiar/colar
sim
sim
sim
MMS
sim
sim
não
Tethering
sim
sim
?

Nesta tabela não é considerado o ganho de performance, que no novo modelo será duas vezes mais rápido em abrir aplicativos e mudar de um para outro, além da renderização de páginas internet no Safari.

Câmera fotográfica

Como muitos pediam, ela deu uma boa melhorada. Além da maior resolução (3,2 megapixels) e do autofoco integrado, ela também melhorou na sensibilidade de luz, captando melhor em ambientes escuros. Também conta com macro, permitindo tirar boas fotos com até 10cm de distância.

Também o ajuste “à la Sony” de foco, apenas tocando na tela no objeto que você quer focalizar, como já tinha revelado um blog chinês.

Gravação de vídeo

Exatamente como foi adiantado pelos rumores, o novo aparelho (e só ele) será capaz de gravar vídeos. É por isso que mesmo desbloqueando a função em um modelo 3G (como nós fizemos), o vídeo não funciona.

Ele fará vídeos com 30FPS VGA com áudio e automaticamente poderá regular o foco, o balanço de branco e a exposição. Depois de filmar, você pode editá-lo diretamente no seu iPhone e depois enviá-lo por email ou MMS. Também poderá publicá-lo no Youtube (ou MobileMe) através da rede wi-fi ou 3G. Isso eu gostei. :)

Realmente isso pode fazer diferença no mundo dos vídeos, pois será muito fácil filmar algo e mandar para o Youtube. Você pode gravar o que está fazendo e mandar para algum familiar por email ou MMS, para que ele veja em tempo quase real o que você faz. Ou mandar mensagens para alguém, através de vídeo.

Controle de Voz

Função conhecida em outros celulares, o controle de voz permite você dizer o nome de um contato e o telefone automaticamente ligar para ele. Ou até dizer apenas o número. Mas a função não termina por aqui.

Além do uso clássico, os comandos de voz no iPhone poderão controlar também as músicas, bastando dizer “toque música do U2”, por exemplo, que imediatamente a música começa a tocar. Também, ao escutar uma música qualquer, você pode perguntar “Que música é essa” e uma voz sintetizada vai lhe dizer qual é.

A idéia é boa, mas claro que os testes foram mostrados em inglês e temos dúvidas se realmente funcionará bem no nosso idioma. Mas tenha certeza que faremos os testes específicos assim que pudermos. ;)

Bússola digital

Também nenhuma surpresa, a bússola magnética (que depende do hardware) possibilitará que o aparelho determine para que lado você está girado. Isso, no aplicativo Mapas, por exemplo, pode ajudar muito na localização. Em programas curva-a-curva também será fundamental, pois eles poderão definir a esquerda ou direita sem precisar que o carro/aparelho esteja em movimento.

As novidades são boas, mas para quem já tem o 3G deve pensar muito se as funções suplementares realmente fazem diferença no uso pessoal. A velocidade também a algo a se avaliar.

Em compensação, quem ainda tem o modelo Classic (2G) poderá ter um notável ganho de performance em vários sentidos. Sem falar que passar para uma versão oficial (sem precisar desbloquear) pode poupar muita dor de cabeça, tanto em atualizações de software quanto na garantia do aparelho.

No Brasil, assim como na maior parte da América Latina, o novo modelo só estará disponível em agosto. A Apple não definiu oficialmente nenhuma data, mas na apresentação de ontem, um ícone interessante pode ter deixado uma pista, veja:

7 de agosto

Alguém acredita que essa data foi colocada por acaso? :)

Botão Voltar ao topo