2009ARQUIVO

Aplicativo “Onde Abastecer” indica preços dos postos de gasolina direto no iPhone ou iPod touch

A qualidade dos aplicativos brasileiros está realmente atingindo um ótimo nível.

Um utilitário que estava faltando no Brasil acaba de ser publicado na App Store. Dos mesmos criadores do ótimo iList Touch, a Aldeia Tecnologia traz ao público brasileiro o primeiro buscador de preços de combustível do país: Onde Abastecer.

Onde Abastecer

Com ele você pode descobrir o preço dos combustíveis de postos de abastecimento próximos de você, podendo assim sempre escolher o mais econômico. Já existem alguns similares no exterior, mas este é o primeiro que cobre o território nacional.

Onde Abastecer?

ANPEle é a mais completa fonte de preços desta categoria no Brasil, com uma lista atualizada semanalmente com base no Levantamento Semanal de Preços de Combustíveis, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Sua base de dados conta com informações de mais de 500 cidades em todo o país.

Ele identifica os postos mais próximos através da localização do usuário (feita por GPS ou a triangulação de antenas). Mas a grande vantagem dele é que ele armazena as informações em um cache, permitindo assim ser tranquilamente usado em um iPod touch ou até mesmo no iPhone, sem consumir tráfego de banda. Você carrega as informações antes de sair de casa (com o seu wi-fi) e depois pode usá-lo off-line na maior economia. Ou seja, é um aplicativo para ajudar você a economizar dinheiro em todos os sentidos. :)

GeolocalizaçãoLista de Estados, cidades e bairros

Sempre que o aplicativo é aberto, ele faz uma consulta por internet para atualizar a base de preços, caso ela tenha sido atualizada. Ao escolher o modo “Trabalhar off-line” nas configurações, ele não se conectará e usará as informações guardadas na memória.

Lista de preçosConfigurações

Além da geolocalização, ele também possui uma lista onde o usuário pode conferir os preços em outras partes da cidade ou até mesmo em outro Estado. Ele também possibilita várias formas inteligentes de ordenação dos postos encontrados. Você pode optar por ordenar sua lista de postos por menor preço do combustível selecionado (álcool, gasolina, diesel, GNV ou Flex), e ainda agrupar os postos por bairro, visualizando assim o menor preço de cada bairro.

Para premiar aqueles que leem com atenção o texto, hoje o sorteio vai ser diferente. Os 5 primeiros que postarem nos comentários deste artigo a frase “Este é um lançamento nacional do Blog do iPhone!“, vão levar um código promocional do aplicativo. :)

Uma função bem interessante é a de sugestão de melhor combustível, caso o seu carro seja do tipo Flex. Ele analisa o preço e, conforme for o consumo do seu carro, indica se é melhor colocar álcool ou gasolina. Muito legal.

Detalhes do postoSugestão de combustível

Ao selecionar um posto, você obtém as informações detalhadas dele, podendo inclusive traçar uma rota de onde você está até ele, além de endereço, nome e marca. Achei que poderia ter o número de telefone do posto, para poder fazer a ligação com apenas um toque. Mas afinal, acho que ninguém liga para posto de gasolina… :)

Mapa do posto

Realmente um aplicativo brasileiro de grande qualidade, que traz ao usuário uma utilidade importante para o dia a dia. Com ele, você pode fazer boas economias.

O Onde Abastecer está disponível na App Store brasileira (e nas outras também) e pode ser adquirido pelo preço de 4,99$ (menos de 10 reais). Se eu fosse você, aproveitava esta boa baixa do dólar e garantia já o meu, pois com ele você vai poder fazer belas economias. :)

Para saber mais sobre a Aldeia Tecnologia, você pode acessar o seu site.

Botão Voltar ao topo