2009ARQUIVO

Licença do novo SDK proíbe que desenvolvedores façam jailbreak em seus aparelhos

Sem jailbreak para desenvolvedores

E a Apple aperta o cerco cada vez mais.
O site Ars Technica revelou ontem um ítem importantíssimo no contrato do novo SDK 3.0. Uma cláusula que proíbe terminantemente que desenvolvedores façam jailbreak em seus dispositivos ou, até mesmo, ajudem outros a fazê-lo (como, por exemplo, participar de projetos do tipo QuickPwn ou Pwnage).

Os desenvolvedores também são proibidos de usar o SDK, o iPhone OS ou qualquer outra ferramenta da empresa para fins que não sejam a App Store ou a distribuição Ad Hoc (aplicativos particulares de empresas, por exemplo). Ou seja, não podem distribuir seus aplicativos pelo Cydia, Installer, RYP ou qualquer outro meio não-oficial. Isso nunca foi lá muito permitido, mas agora está explícito, preto no branco.

Essa parece ser uma tentativa de impedir que desenvolvedores barrados na App Store lancem seus programas via Cydia Store, como estava começando a acontecer. Além disso, a proibição de fazer jailbreak em aparelhos registrados pode inibir o hack, pois os desenvolvedores terão que escolher qual via querem continuar seguindo: App Store ou jailbreak.

A Apple tem como identificar se o aparelho é hackeado ou não. Resta saber se ela vai mesmo partir para as vias legais contra os desenvolvedores ou se é mais uma maneira de inibir o desbloqueio do aparelho.

[dica do leitor Abel]

Botão Voltar ao topo