2009ARQUIVO

[dica] Como desautorizar computadores no iTunes

iTunes e suas autorizações

A App Store, desde o começo, tem uma política de limitar o número de computadores em que você pode baixar aplicativos. No máximo, são apenas 5 máquinas que podem ser autorizadas ao mesmo tempo. Com isso, a Apple tenta impedir que o mesmo aplicativo seja usado em dezenas de computadores diferentes, pois isso permitiria que os programas fossem disponibilizados ilegalmente na internet (claro, isso foi inventado antes de criarem o crack dos apps).

Acontece que, como poucos entendem como funciona o processo, isso traz dores de cabeça para consumidores legais que venderam seu computador ou simplesmente reformataram o HD, sem antes desautorizá-lo no iTunes para que este deixe de considerá-lo no seu limite de 5 máquinas.

Saiba agora como evitar esse problema, ou em último caso, resolvê-lo.

A primeira coisa a saber é que você pode gerenciar as autorizações no próprio iTunes do computador. Para isso, vá até o menu Loja e você verá as duas opções disponíveis.

Gerencie as autorizações no próprio iTunes

É muito importante que você sempre desautorize um computador caso não vá mais utilizá-lo para baixar aplicativos. Por exemplo, se você usou sua conta na casa de um amigo ou no computador da namorada(o). Ou mesmo antes de formatar seu disco rígido, senão ele irá considerar como um segundo computador ao instalar o iTunes novamente.

Também acontece muito do iPhone não permitir a instalação de algum aplicativo, mostrando o aviso “Este aplicativo não foi instalado porque você não possui autorização para reproduzi-lo neste computador“. Neste caso, basta ir ao mesmo menu Loja e autorizá-lo, colocando a sua conta e a senha.

Sem autorização

Como desautorizar um computador que já não existe mais?
O grande problema é quando você atingiu a cota de 5 máquinas e não tem mais acesso a todos os computadores que você autorizou, seja porque vendeu, formatou o disco ou brigou com a namorada. E agora, o que fazer?

Felizmente a Apple pensou nesta possibilidade e disponibilizou uma maneira de desautorizar todos os computadores ao mesmo tempo. Porém, muito cuidado ao fazer isso, pois só é permitido uma vez a cada 12 meses.

Ao se conectar na sua conta no iTunes, existe uma opção chamada “Deauthorize All” que aparece somente para quem tem já a cota completa de 5 computadores autorizados. Se você não atingiu ainda esta cota, esta opção não é exibida.

Desautorizar tudo

Basta clicar o botão e suas autorizações “zeram”. A partir daí, você deverá reautorizar todos os computadores que usa, no limite de 5 diferentes. Lembre-se, você só pode usar esta dica uma vez a cada 12 meses.

Uma última curiosidade: para aqueles que gostam de criar várias contas pelas App Stores internacionais, saibam que você só pode instalar no seu iPhone o conteúdo de 5 lojas diferentes ao mesmo tempo. Mais que isso ele não permite. Sabia disso? ;)

Não pode mais de 5 no mesmo iPhone

Botão Voltar ao topo