2009ARQUIVO

Desenvolvedor vende no eBay o beta do firmware 3.0

Não é mentira de primeiro de abril. :)
Malandros existem em tudo quanto é ramo da sociedade. Agora foi a vez de um desenvolvedor se aproveitar de algumas vantagens oferecidas pela Apple para vendê-las no eBay.

Venda de licenças no eBay

Entenda a história
Somente desenvolvedores inscritos oficialmente no iPhone Developers Program (e que pagam 99$ de anualidade) têm acesso ao SDK e ao beta do firmware 3.0.

Para facilitar os testes em vários dispositivos antes de mandar um aplicativo para a App Store, a Apple permite que cada desenvolvedor registre até 100 aparelhos diferentes, que poderão rodar o firmware 3.0 sem dar nenhum problema. Isso é muito importante e muito legal da parte dela, pois permite que os aplicativos não possuam muitos bugs ao serem lançados na loja.

Com o anúncio das várias novidades do futuro iPhone OS 3.0, muita gente ficou desesperada por conseguir instalar o beta no seu aparelho, nem que para isso precise pagar a inscrição de 99$ como desenvolvedor, sem nunca ter tocado em nenhum código na vida.

Esta ansiedade geral se transformou em oportunidades para os mais espertos. Apesar de ser uma coisa completamente proibida pelos Termos de Utilização do SDK, muitos usam do direito de adicionar inscrições em suas contas para lucrar com isso. É o caso de alguns sites que fazem promoção para distribuir “licenças” entre seus leitores, ou de gente que vende diretamente a possibilidade de instalar o beta no seu dispositivo.

É o caso de um americano, que chegou ao extremo de colocar no eBay (veja o link) alguns registros, além de disponibilizar o próprio firmware beta, que por si só já é ilegal.

Por que isso é ruim para os desenvolvedores?
Óbvio que a coisa está ficando em uma proporção que obriga a Apple a tomar alguma providência. O que ela pode fazer, além de expulsar e processar os malandros que usam seu Programa de Desenvolvimento para lucrar com isso, é limitar ainda mais as condições de uso já tão restritas do SDK.

Além disso, o perigo para os usuários que são envolvidos na maracutaia é grande, pois se o desenvolvedor é pego e tem sua conta anulada, todos os aparelhos com o beta instalado ficarão bloqueados até a saída oficial do firmware, provavelmente em julho.

Alguns leitores já nos propuseram a compra de registros na nossa conta para poderem usar o beta antes do tempo, mas em todos os casos recusamos educadamente. Porque seria muita irresponsabilidade de nossa parte oferecer registros e depois, caso a Apple descobrisse, bloqueasse todos os aparelhos.

Botão Voltar ao topo