2009ARQUIVO

Testamos o novo aplicativo Keynote Remote, da Apple

Keynote Remote

Na apresentação de Phil Schiller na Macworld, foi lançada a nova versão do programa Keynote, um fantástico realizador de apresentações para Mac (não vou dizer que é um similar do Microsoft PowerPoint, pois isso seria rebaixar demais o programa da Maçã). E junto com ele, um aplicativo para pilotá-lo pela rede sem fio, direto do iPhone: o Keynote Remote. E obviamente não poderíamos deixar de testá-lo para saber se ele está adaptado ao usuário brasileiro.

Veja suas apresentações direto no iPhone

Primeira boa surpresa: o aplicativo está totalmente traduzido para o português brasileiro! Ele identifica automaticamente o idioma do aparelho, por isso se o seu estiver em outra língua, terá que mudar nos ajustes se quiser ver em português.

Como bem dissemos no dia da apresentação, ele funciona de uma maneira muito similar ao aplicativo Remote, lançado em julho, que serve para pilotar o iTunes à distância (veja aqui uma demonstração). Justamente por isso, o Keynote Remote (traduzido para o português como “Controle Remoto“) só funciona na mesma rede sem fio de seu mac, pois utiliza o wi-fi para se comunicar.

Precisa de uma rede wi-fi

Estabelecida a conexão, você tem acesso às configurações do aplicativo, onde você emparelha seu dispositivo com o computador. Para isso, você deve ir nas Preferências do Keynote no mac (que aliás, também está todo em português) e selecionar a opção Controle Remoto:

Preferências do programa Keynote
clique na imagem para ampliar

Se o aplicativo estiver aberto em seu iPhone (ou iPod touch), o mac vai reconhecê-lo. Neste ponto, basta clicar em “Vincular” e então digitar a senha apresentada no aparelho.

Código para emparelhar o aparelho e o mac

A partir daí a conexão com o seu mac já está feita e você pode já começar a pilotar remotamente sua apresentação. É tudo muito fácil e intuitivo, onde a mudança de slides é feita com o simples arrastar de dedos. Você pode escolher se quer ver a imagem no iPhone na vertical ou horizontal. Se optar por este último, ele mostra o próximo slide que está para vir, muito prático em apresentações. Dizem as más línguas que Steve Jobs o estava usando na apresentação do Phil… :P

ConfiguraçõesOpções

Acho que não preciso enfatizar que o programa Keynote é compatível apenas com computadores Macintosh e por isso o aplicativo para iPhone só funciona com ele.

O Keynote Remote custa 0,99$ na App Store, enquanto que o programa para Mac pode ser baixado em uma versão de testes no site da Apple, com o pacote do iWork 09.

Botão Voltar ao topo