2009ARQUIVO

Como recuperar um backup antigo do iPhone ou do iPad sem precisar restaurar

A pergunta surgiu em nosso fórum e talvez seja uma dúvida que muita gente tenha.
Como recuperar um backup do iPhone ou iPod touch sem precisar restaurar todo o iOS para isso?

Quando se restaura o iOS do iPhone pelo iTunes, ele pergunta se queremos utilizar um backup antigo ou considerar como um novo iPhone.

Geralmente escolhemos o antigo para recuperarmos todos os contatos, calendários, SMS e lista das chamadas recebidas. A opção “novo iPhone” apagará todos os dados pessoais do aparelho, deixando como se viesse de fábrica.

E como fazer se escolhemos o backup errado? Ou se você apagou o que não devia? Tem que restaurar tudo outra vez?
Não, a Apple pensou nessa possibilidade e facilitou a nossa vida. :)

Existe uma solução fácil para forçar a restauração somente do backup de dados. Basta clicar com o botão direito do mouse no nome do dispositivo. Você vai descobrir então a opção “Restaurar do Backup…

Várias opções com o botão direito do mouse

Ao selecionar a opção, você tem a sua disposição um menu com a lista de todos os backups presentes no seu iTunes.

Janela de backups

Inclusive quando houver mais de um backup com o mesmo nome, ele separa por datas, o que ajuda muito na hora de identificar o mais adequado.

Divisão por datas

Aí então é só clicar em Restaurar e ele vai recuperar todos os seus antigos dados. Se você não apagou nada do seu iTunes, seu iPhone voltará a ser como era antes.

Inclusive, se eu fosse a Apple, mudaria a palavra “Restaurar” para “Recuperar“, pois assim não correria o risco das pessoas confundirem com o botão de restauração do firmware.

Caso você se dê conta que está com uma lista muito grande de backups ocupando espaço no seu computador, pode apagá-los no próprio iTunes, no menu Preferências > Dispositivos.

Botão Voltar ao topo