2008ARQUIVO

Advogados da Apple mandam fechar site que distribuia jogos crackeados da App Store

Depois de meses fingindo não saber de nada, parece que a Apple resolveu partir para o ataque. Seus advogados conseguiram fechar um dos mais conhecidos sites de distribuição ilegal de aplicativos crackeados, o TheMonkeysBall.com (mesmo nome do famoso jogo para o iPhone), que distribuía gratuitamente jogos e aplicativos vendidos na App Store.

Para funcionar sem o DRM da Apple (a proteção digital presente em todos os produtos da loja virtual), os arquivos tinham o código alterado, podendo assim funcionar em iPhones e iPods touch com jailbreak. O crack foi desenvolvido ainda em julho, dias depois da estréia mundial da loja e o primeiro aplicativo crackeado foi justamente o Super Monkey Ball, da Sega (por isso o nome do site).

A página chegou a ter mais de um milhão de visitas em quase quatro meses de funcionamento. 

Os dias de piratagem com o iPhone e seus aplicativos podem ter tempos difíceis pela frente. Primeiro foi a notícia que os novos MacBooks não permitem mais realizar o jailbreak em iPhones (e parece ser mais uma questão de software do que hardware), agora o ataque à sites de distribuição ilegal de aplicativos. É a Apple jogando o “jogo do gato e rato“, como bem definiu Steve Jobs.

O Blog do iPhone não incentiva a distribuição ilegal de aplicativos. A App Store é um dos meios mais inovadores de disponibilização de programas, com uma política de preços bem mais acessível do que era praticado até então no mundo da telefonia. É a primeira vez também que pequenos desenvolvedores podem mostrar facilmente seu trabalho ao mundo, sem precisar montar estruturas gigantescas. Quem sai perdendo no “roubo” de aplicativos são justamente estes pequenos programadores, muitos deles gente comum tentando ganhar a vida.

Desestimular este mercado é um tiro no pé de nós mesmos, consumidores.

[dica do iBlogeek]

Botão Voltar ao topo