2008ARQUIVO

Desbloquear o iPhone é pirataria?

Foto do ministro belgaA imprensa belga está se perguntando se é ético ou não seu Ministro das Telecomunicações, Vincent Van Quickenborne, ficar exibindo aos quatro-ventos seu lindo iPhone pessoal, visto que o aparelho ainda não é oficialmente vendido na Bélgica. Em todo o lugar que vai, Quickenborne é flagrado usando seu precioso seja para tirar fotos, seja para telefonar. Isso tem gerado uma bela polêmica no país, além de um apelido de “pirata” ao ministro.

Mas desbloquear o iPhone pode ser considerado pirataria?

Em uma entrevista para a Rádio RTL, Quickenborne afirma que o telefone é magnífico e fácil de usar, e que apesar dele não entender muito de hacks, seu irmão conseguiu desbloqueá-lo facilmente com o ZiPhone. Ao ser perguntado se isso não poderia ser considerado como “pirataria”, ele respondeu que a pergunta deve ser posta para a Apple, não para ele.

E foi isso que a RTL fez. Entrou em contato com a Apple perguntando se fazer o “jailbreak” no iPhone é considerado pirataria. A empresa de Cupertino, como sempre, não quis se pronunciar a respeito.

Muita gente no Brasil considera pirataria desbloquear o iPhone. Mas será mesmo?
Em alguns países europeus onde a venda do telefone é oficial, muitos usuários importam dos EUA seus aparelhos (por ser mais barato em relação ao Euro) e desbloqueiam. As operadoras sabem disso e não fazem nada, muito pelo contrário, incentivam os usuários à assinar o Plano iPhone, para poderem ter acesso à Secretária Eletrônica Visual.

Será que desbloquear um produto que você pagou legalmente, permitindo de usá-lo, é crime?

Botão Voltar ao topo