2008ARQUIVO

Quanto custaria o iPhone no Brasil?

Nossos leitores fizeram alguns comentários sobre o preço do iPhone no Brasil caso a Apple decidisse vendê-los oficialmente por aqui. E essa é realmente uma pergunta comum entre os usuários: “Qual seria o preço do iPhone no Brasil?”

Para tentar responder, fizemos um estudo dos preços praticados atualmente pela Apple brasileira. Como se sabe, a política de preços da empresa de Cupertino é uniforme em praticamente todo o mundo. Por isso, mesmo com as taxas e impostos sobre os produtos importados, seria possível imaginar com uma certa precisão qual seria o preço final. Vejam o quadro:

Apple products: Brasilian${2}s prices

Nessa tabela (com alguns exemplos de preços dos produtos Apple), podemos perceber que a proporção entre os preços praticados hoje no Brasil e os da Apple Store americana é quase constante. Um produto no Brasil custa mais ou menos duas vezes o que custa nos EUA (a relação varia entre 1,70 e 2,17x). Já com isso poderia-se fazer uma idéia do provável preço do iPhone por aqui.

Mas vamos mais além: uma característica marcante nos países onde o nosso telefone multi-toque é oficial, é que o valor do modelo de 8 e 16GB é exatamente igual ao do iPod Touch 16 e 32GB, respectivamente, produto esse que já é vendido oficialmente no Brasil.

Então, quanto vai custar o iPhone?

Preços do iPhone no BrasilSeguindo esse raciocínio, se o iPhone fosse vendido hoje no Brasil, ele custaria R$1.449 no modelo de 8GB e R$1.799 no de 16GB.

Claro que, como não se sabe quando vai ser, tudo vai depender dos novos modelos de aparelhos que virão. Mas a Apple tem o hábito de manter os mesmos preços nas atualizações de seus modelos, mas melhorando a performance. Então, poderemos acreditar que o preço do iPod Touch pode servir de referência precisa para o futuro preço do iPhone no Brasil.

E você, concorda com o nosso raciocínio?

[nossos agradecimentos ao leitores RaphaCorreia e FabiOX por iniciarem a reflexão] ;)
Botão Voltar ao topo