2008ARQUIVO

Lançamento do SDK traz boas notícias

FlashE finalmente saiu o SDK!
E as notícias são bastante animadoras.

Resumão do Evento Especial de ontem:

– uma versão beta do SDK foi liberada gratuitamente para os desenvolvedores. A versão final só no final de junho.

– as ferramentas presentes no kit realmente facilitam muito a criação e elaboração de aplicativos para o iPhone. É impressionante a facilidade e os recursos presentes.

– o SDK no momento funciona exclusivamente em computadores Macintoshes. Não por uma decisão corporativa da Apple, mas pelo fato do Core do sistema do iPhone ser exatamente o mesmo que o Mac OS X.

– eles aproveitaram a ótima idéia do Installer.app e criaram o App Store, um aplicativo do iPhone que instala diretamente nele (via WiFi ou EDGE) os aplicativos oficiais. Ou seja, não vai ser obrigatório se conectar ao iTunes para a instalação.

– os programas podem ser pagos ou até mesmo gratuitos. Quem escolhe o preço é o próprio desenvolvedor, ficando com 70% do que for vendido. A Apple fica com 30%, mas em compensação não cobrará nenhuma taxa para deixar o aplicativo nos servidores da App Store. Parece uma boa troca, pois isso inclui publicidade, gerência dos pagamentos (geralmente a dor de cabeça dos vendedores por internet) e a praticidade de instalação direta no iPhone.

– para poder colocar seu aplicativo na App Store, o desenvolvedor deverá se inscrever no Programa de Desenvolvedores da Apple, com o custo de US$ 99 por ano;

– algumas empresas foram convidadas a fazerem pré-testes com o SDK e apresentaram o que foi possível fazer em duas semanas. Os resultados são impressionantes, incluindo jogos em 3D e interatividade com o sistema de acelerômetro do aparelho. O nível de qualidade é surpreendente…
Foram também apresentadas algumas soluções bem interessantes para empresas, como compatibilidade com o Microsoft Exchange e o Push mail.

As novidades são entusiasmantes, principalmente porque mostra o quanto pode ser simples o desenvolvimento de aplicativos para o iPhone. E a qualidade pode atingir níveis não alcançados até hoje com os programas alternativos.

Mas a pergunta que não quer calar: será que o SDK possibilitará um hack para a criação de aplicativos para o nosso querido Installer.app? Se sim, a Apple acaba de dar uma ferramenta muito poderosa à comunidade jailbreak.

Botão Voltar ao topo